Você sabe o que é Uroginecologia?
Quando falamos em uroginecologia muita gente associa o termo a uma nova especialidade médica. A urologia feminina, como também é chamada, existe há bastante tempo.
Ela é uma subespecialidade e pode ser praticada por médicos ginecologistas, urologistas e até fisioterapeutas que se interessam em estudar e tratar o sistema urinário feminino.
Mas, o que a Uroginecologia trata?
Problemas urinários, problemas da bexiga, uretra e órgãos pélvicos podem ser tratados pela uroginecologia. A prevenção e reabilitação de problemas relacionados a vagina, região pélvica e reto, também estão relacionados a tratamentos praticados dentro da subespecialidade.
As principais causas que levam as pacientes a buscar especialistas na área são:
-Incontinência ou perda urinária;
-Incontinência fecal;
-Queda de útero e bexiga;
-Flacidez vaginal;
-Dores na região pélvica durante relações sexuais;
-Dores na vulva ou vagina;
-Cistites (infecções urinárias);
-Rotura perineal.
A fisioterapia uroginecológica
Muitos casos envolvendo problemas relacionados a uroginecologia podem ser resolvidos através de exercícios fisioterápicos. Além dos causados pelo enfraquecimento dos músculos da região pélvica, os exercícios auxiliam nas:
-Disfunções sexuais;
-Dores pélvicas;
-Constipação intestinal.
Em grande parte dos casos, a paciente obtém resultados e melhoras significativas, sem a necessidade de intervenções cirúrgicas.
Quando é preciso consultar um médico?
Ao perceber sintomas, ou doenças ligadas ao sistema urinário, a paciente deve procurar um médico especialista. O ginecologista é um ótimo profissional para tratar dessas questões, já que conhece como ninguém o corpo e a saúde feminina.
Busque sempre orientação e encaminhamento através de seu médico de confiança. É o melhor caminho para que possam definir e realizar o tratamento necessário.
Leave a reply