Vacine-se contra a gripe!
O inverno está chegando e com ele a proliferação de vírus e bactérias. Nessa época do ano as pessoas tendem a ficar mais aglomeradas em locais com pouco ou nenhuma ventilação de ar, o que facilita a transmissão de doenças.
As vacinas são uma excelente opção para auxiliar no combate a gripes e resfriados, principalmente para as gestantes.
Ao ser imunizada, a mãe transfere para o bebê a proteção da vacina, o que contribui para que a criança fique protegida contra doenças até os 6 meses, quando ele pode começar a tomar a vacina contra a gripe.
Além de combater os sintomas comuns da gripe – febre, coriza, dor e indisposição – a vacina reduz o risco de complicações como pneumonia e outras infecções respiratórias.
O imunizante pode ser encontrado na rede pública de saúde, mas não está disponível a todas as pessoas. O Ministério de Saúde determina e disponibiliza a vacinação a pessoas em situação de maior vulnerabilidade:
- Gestantes;
- Crianças de 6 meses a 5 anos de idade;
- Mulheres que deram à luz há menos de 45 dias;
- Idosos;
- Profissionais de saúde, professores da rede pública ou privada, povos indígenas e pessoas privadas de liberdade;
- Portadores de doenças crônicas (HIV, por exemplo);
- Pessoas que realizaram transplante, com hipertensão, diabéticas e outras condições ou que passaram por cirurgia recente.
A vacina também pode ser encontrada na rede privada de saúde. Planos de saúde disponibilizam o imunizante com preços diferenciados a seus associados. Neste caso, não há nenhum tipo de restrição, qualquer pessoa pode tomar a vacina.
Contraindicações
As contraindicações para a vacina contra a gripe são pequenas. Ela não é recomendada a quem possui alergia grave aos componentes do imunizante.
É importante lembrar que a vacina pode causar algumas reações, o que não deve ser um impeditivo para se proteger:
- Dor na região em que a vacina foi aplicada;
- Febre e um mal-estar geral;
- Reações alérgicas, como a vermelhidão na pele, lábios inchados e a língua mais grossa.
Se você está grávida, procure seu médico obstetra. Ele vai esclarecer as vantagens da imunização e os cuidados a serem tomados nesta época do ano.
Leave a reply