É possível evitar vômitos na gravidez?
Um dos sintomas mais comuns no início de uma gravidez são os enjoos. Muitas vezes incontroláveis, eles surgem sempre que um cheiro ou sabor incomodam a futura mamãe. Mas você sabia que quando os enjoos provocam vômitos em excesso isso pode se tornar nocivo à gestação?
Esse problema tem o nome de hiperêmese gravídica e se tornou bastante conhecido após a princesa inglesa Kate Middleton ser internada em decorrência do problema. As internações se tornam necessárias, no caso dela, para a compensação de sais minerais e nutrientes, além da reidratação.
A hiperêmese gravídica tem como sintomas enjoos, vômitos, vertigem e desidratação. Ela atrapalha na alimentação e, sem conseguir comer, a futura mamãe perde peso. É mais comum durante os três primeiros meses de gestação, mas há relatos de mulheres que sofrem com os fortes enjoos durante toda a gravidez.
Diferenciar a hiperêmese dos populares enjoos matinais sentidos pela grávida não é tarefa simples. O problema deve ser diagnosticado pelo obstetra e o tratamento prescrito por ele.
Mas o que causa a hiperêmese gravídica?
A himerêmese é causada devido à grande produção de hormônios e, em muitos casos, está relacionada a gestação de múltiplos e de bebês do sexo feminino, além de casos em que a gestante sofre de distúrbios psicológicos como a depressão.
Mas não há uma regra! Mulheres em condições normais de saúde ou em gestação simples podem sofrer deste mal.
Como ajudar?
A prescrição de tratamento deve ser feita apenas pelo seu obstetra, porém tomar algumas medidas simples aliviam os sintomas.
Evitar alimentos muito condimentados ou gordurosos e não realizar refeições com grande quantidade de comida são algumas alternativas.
Bolachas, pães e biscoitos sem recheios ajudam a controlar o excesso de saliva graças a sua consistência.
Banana nanica é um alimento mole e de fácil digestão, por isso exige menos atividade de contração do estomago.
Raspadinha de gelo minutos antes da refeição amortecem os receptores de paladar e amenizam os sintomas. Frutas, sorvetes ou sucos azedinhos promovem o mesmo auxílio.
Água é um santo remédio! Evitar a desidratação minimiza a ocorrência de refluxo.
Leave a reply