Disfunção sexual feminina tem solução!
Antes de falarmos sobre a disfunção sexual feminina, é preciso entender um pouco melhor sobre como o corpo funciona durante a relação sexual.
Durante uma relação, o corpo da mulher passa por quatro fases diferentes. O conjunto dessas fases é chamado de ciclo de resposta sexual.
A primeira é a excitação, é quando o corpo recebe um estímulo e a vontade é despertada. A mulher pode perceber essa fase quando sente a vagina mais úmida, os seios enrijecem e há um aumento da tensão muscular.
No decorrer dos estímulos surge a fase platô, o corpo está mais próximo ao orgasmo e as sensações da primeira fase se tornam mais evidentes.
Após o platô surge o orgasmo. É o clímax da relação, o batimento cardíaco acelera, a respiração fica ofegante e diversos músculos do corpo se contraem.
Na última fase o corpo precisa se recuperar, é a resolução. Essa fase é, geralmente, mais rápida nas mulheres.
Disfunção sexual
Agora que você já conhece como o ciclo funciona fica mais fácil de compreendermos que a disfunção sexual acontece quando, por alguma razão, uma dessas fases do ciclo sofre com problemas.
Não pense que o assunto é simples. Existem alguns tipos de disfunções:
-
Frigidez – quando o corpo não consegue produzir lubrificação suficiente no órgão genital;
-
Anorgasmia – quando a dificuldade está em não conseguir atingir o orgasmo;
-
Dispareunia – dor durante a relação;
-
Vaginismo – contração involuntária que dificulta a penetração;
-
Fobia sexual – sentimento de pânico diante de uma relação sexual;
-
Desejo hipoativo – quando há perda da libido e a mulher não sente desejo sexual.
Solução
Para todo problema sempre há uma solução e a melhor diante de qualquer tipo de disfunção sexual é procurar seu ginecologista. Fingir que o problema não existe ou simplesmente ignorá-lo só vai afastar a felicidade proporcionada por uma boa relação sexual.
Seu médico está habilitado a indicar o melhor tratamento para cada situação que pode ser desde o tratamento psicológico à aplicação de laser, que contribui para reabilitação da mucosa vaginal.
Leave a reply