Bexiga caída, saiba o que é e como tratar
Muitas mulheres se sentem envergonhadas e deixam de procurar ajuda médica quando perdem, involuntariamente, o controle da musculatura que nos garante o controle de urinar.
A “bexiga caída”, como é popularmente conhecido o prolapso genital, pode ser causada pela gravidez, partos múltiplos, menopausa e obesidade. Isso acontece porque os órgãos genitais internos da mulher perdem a sustentação e se deslocam para baixo.
No início o problema é assintomático, mas com o passar do tempo a paciente passa a sentir desconforto e em algumas vezes constrangimento.
Quem é acometida pela bexiga caída sofre com a falta de rigidez na uretra (canal da urina), útero, intestino, reto e segmentos vaginais.
Sinais e sintomas
-
Perda involuntária de urina e fezes;
-
Esvaziamento da bexiga com tosse, riso ou espirros;
-
Sensação de pressão e inchaço na vagina;
-
Incômodo e dor na região abdominal.
Tratamento
O estágio em que se encontra o prolapso definirá o tratamento mais adequado para a doença.
O primeiro passo é sempre procurar um médico e o ginecologista é o profissional mais indicado para esses casos, já que ele cuida da saúde da mulher.
Quando o diagnóstico é confirmado, os procedimentos mais indicados são:
-
Fisioterapia para fortalecimento dos músculos que sustentam a bexiga;
-
Aplicação de laser (Fotona), quando o caso for leve ou moderado;
-
Uso de pessário, um anel de silicone com diafragma que, introduzido na vagina, auxilia a sustentação da musculatura da bexiga.
-
Cirurgia de correção da musculatura e estruturas que sustentam a bexiga. Este tratamento é indicado para casos mais avançados, em que a doença atrapalha as atividades do dia a dia.
Ter vergonha não ajuda
Não sinta receio ou vergonha de procurar ajuda caso perceba os sintomas da bexiga caída. Este é um problema que tem solução.
Lembre-se: cuidar da própria saúde é essencial para viver mais e aproveitar os melhores momentos da vida!
Leave a reply