Aproveite o verão com saúde
As férias e o verão são momentos muito prazerosos e sempre muito esperados. É o momento de curtir o sol, a praia, a piscina, passear e relaxar sem compromissos. Mas o que muitas mulheres esquecem é que alguns descuidos relacionados à saúde e higiene podem causar muitos transtornos.
Por isso é preciso ficar atenta a alguns cuidados essenciais para sorrir durante as férias.
- Maiôs ou biquínis: usar maiôs e biquínis úmidos por longos períodos podem provocar infecções vaginais. Procure sempre trocar a roupa de praia úmida por calcinhas e soutiens secos durante os passeios.
Sintomas como coceiras, irritações, ardor na região vaginal, corrimento e alteração na cor e no odor da urina indicam candidíase, a tricomoníase e a vaginose.
Ao perceber qualquer um desses sintomas o melhor caminho é procurar o ginecologista. É ele quem indicará o melhor tratamento para acabar com o problema.
- Calcinhas de algodão: opte sempre por calcinhas de algodão ou outro tecido natural. Elas permitem que áreas íntimas “respirem”.
- Fuja das roupas justas e tecidos grossos: eles contribuem para aumentar a umidade na região íntima e facilitam processos infecciosos.
Fique atente aos sintomas das infecções mais comuns no verão:
- Candidíase – infecção causada por crescimento descontrolado do fungo chamado Cândida. Ele se multiplica em órgãos úmidos como a vagina. Provoca coceiras, corrimento persistente e branco, além de dores ao urinar e nas relações sexuais.
- Tricomoníase – Nesse caso, a transmissão é via sexual. É causada por um parasita chamado Trichomonas vaginalis. Causa inflamação, corrimento esverdeado com um cheiro forte e que incomoda, além de dores ao urinar e durante o ato sexual. Pode afetar a fertilidade e contribuir para o surgimento do câncer de colo de útero.
- Vaginose – É comum surgir um corrimento amarelo ou branco e acinzentado que fica mais intenso durante a relação sexual e a menstruação. Causa ardência na região vaginal e provoca uma coceira branda.
Dicas valiosas para um verão feliz:
- Não coloque calcinhas, biquínis e maiôs para secar em bainheiros ou área fechadas e úmidas;
- Nunca compartilhe peças íntimas, toalhas ou sabonetes. No seu kit higiene leve sempre o seu sabonete e a sua tolha pessoal;
- Opte por sabonetes neutros e sem cor. Prefira os sabonetes íntimos para a higiene da vagina;
- Reduza o consumo de açúcares e carboidratos. O consumo excessivo é o principal fator para a candidíase;
- Fique atento à hidratação. Abuse da água e dos sucos naturais;
- Não permaneça com o mesmo absorvente por longos períodos durante a menstruação.
- Mantenha a higiene íntima em dia e redobre a atenção após evacuar, urinar ou após a relação sexual;
- Mantenha os pelos pubianos aparados;
- Consulte sempre um ginecologista. Assim como você ele está sempre atento à sua saúde e pronto para cuidar de você.