Suas visitas ao ginecologista estão em dia?
Você já deve ter ouvido falar da necessidade de fazer check-up no carro antes de uma viagem para evitar problemas e inconvenientes que possam estragar seu passeio. Com sua saúde não pode ser diferente! Você já visitou seu ginecologista este ano?
As visitas regulares e a realização de exames preventivos permitem que o ginecologista detecte o surgimento de possíveis problemas de saúde. Após o início da vida sexual é importante garantir uma regularidade na realização de consultas e exames preventivos para garantir que tudo esteja bem.
Frequência
Geralmente é indicado que a paciente faça uma visita ao ginecologista a cada seis meses. Já a frequência para realização de exames pode variar de acordo com o estado de saúde da pessoa, seu histórico de doenças e doenças na família. É o ginecologista quem vai estabelecer o período ideal para realização dos exames.
A ginecologia é responsável, não só pela segurança e os cuidados com a saúde sexual, mas por detectar o câncer de colo de útero e o de mama, entre outras doenças que atingem as mulheres. Por isso, é indispensável que você, mulher, fique atenta a essas precauções e faça um check-up ginecológico regularmente.
Principais exames
– Papanicolau (principalmente para mulheres que já iniciaram a vida sexual): atua na prevenção do câncer de colo uterino.
– Mamografia (para mulheres a partir dos 40 anos): atua na prevenção do câncer de mama através de imagens de raio-x.
– Colposcopia: detecta presença de lesões na vagina ou colo do útero.
– Ultrassom pélvico ou transvaginal – detecta problemas de ordem ginecológica como miomas, cistos ovarianos e câncer de ovário ou de endométrio.
Cuidado nunca é demais
Alguns exames femininos vão além do aspecto ginecológico e também estão entre aqueles que são indispensáveis e devem ser feitos anualmente. Lembre-se sempre de agendar a consulta no seu ginecologista de confiança.
Afinal, a prevenção é o melhor caminho para viver bem e feliz.
Leave a reply