Porque devo me vacinar contra o H1N1?
A gravidez é um período de intensas mudanças no organismo da mulher. Transformações físicas são visíveis, mas é preciso redobrar a atenção para aquelas que não vemos.
Durante a gestação, o sistema imunológico fica mais frágil e a possibilidade de complicações graves decorrentes de gripes, especialmente a H1N1, existe e pode colocar em risco a saúde da mãe e do bebê.
Esse é o principal motivo que leva o Ministério da Saúde a recomendar que todas as mulheres grávidas e que tenham tido bebê há menos de 45 dias tomem a vacina contra o vírus influenza A H1N1, da gripe suína, disponível gratuitamente nos postos de saúde.
As mamães imunizadas reduzem o risco de complicações como pneumonia e parto prematuro decorrentes do H1N1. Mulheres que acabaram de dar à luz também estão mais suscetíveis a essas complicações, o que não quer dizer que a mulher que não tomar a vacina terá problemas.
A prevenção continua sendo o melhor remédio, por isso é tão importante manter o calendário de vacinação em dia. A gestante que se vacina contra o H1N1 até três semanas antes do nascimento do bebê transmite os anticorpos para a criança, que também ficará imune à doença.
Consulte seu médico, saiba mais sobre as vantagens de se vacinar e procure um posto de saúde para regularizar sua carteirinha. A sua saúde e a de seu filho são prioridades!
Leave a reply